sexta-feira, 2 de abril de 2010

Arquivos Torrent

Até pouco tempo não sabia como baixar arquivos em Torrent, loser eu sei! Mais agora que aprendi me surpreendo com a facilidade que é baixar esses arquivos. Com esta postagem espero ajudar a galera que curte downloads a baixar arquivos de grande porte com maior facilidade.

1. Baixe um programa cliente da rede BitTorrent

Primeiramente, você precisará de um programa que possibilitará que você abra os arquivos .torrent que você baixou e, assim, possa começar a baixá-los. Eu recomendo o uso do uTorrent por diversos fatores, entre eles o fato de ser bem completo, pesar apenas 170 kb e não precisar ser instalado no seu computador, é só baixar e usar. E também o Bitlord, que é necessário a instalação, mais é um bom também é um bom programa para esse tipo de arquivo.

2. Baixe o arquivo .torrent do seu site de torrent preferido

Agora que você já tem o programa, basta achar um site onde você possa baixar tais arquivos, O IsoHunt talvez seja um dos maiores sites agregador de torrent existente hoje em dia. Outros muito famosos são o PirateBay e o Mininova, mas devido a uma série de processos envolvendo direitos autorais, boa parte do conteúdo foi removido de ambos os sites.

Você já conhece três bom site sobre o assunto e já tem o programa, agora é só procurar pelo o que quiser e baixar o arquivo torrent, depois abra-o no uTorrent (clicando no ícone da folhinha de papel com um "+"), escolha a pasta onde você quer salvar o arquivo (ou arquivos) baixados e pronto, espere baixar! No caso do BitLord você precisa estar com o programa aberto e fazer o download do arquivo Torrent, no caso do Firefox, clicando em "abrir com BitLord" o programa identifica automaticamente. se fizer download normal, basta salvar o arquivo Torrent e abri-lo mais tarde com o BitLord clicando em Arquivo - Open Torrent.

Dicas e sugestões para baixar o torrent mais rápido

Sempre baixe o arquivo com mais seeds e que você acredite ser o tamanho certo do que você deseja, assim você estará teoricamente reduzindo o risco de baixar um arquivo errado, corrompido ou com vírus, drasticamente. O Mininova, em seus resultados, dispõe de uma ferramenta interessante, ele reorganiza a busca deixando os arquivos com mais seeds nos primeiros resultados, para fazer isso, sempre que buscar algo, logo após clique em cima da palavra "seeds" na tabela e pronto, você verá os arquivos com mais seeds na frente, como mostra a imagem abaixo.

Clique na imagem para ver em tamanho maior.

Outra dica importante é mudar a porta de uso do uTorrent, isso porque as grandes empresas provedoras de internet costumam sofrer com essa rede, devido o grande tráfego que ela cria, por isso eles costumam bloquear ou até mesmo deixar tais tipos de transferências mais lentas. Esse método é bem conhecido pelos usuários avançados e é chamado de "Traffic Shaping".

Hoje em dia os programas já criptografam a informação para que eles não tenham como saber o que você está baixando e possa assim baixar com força total, mesmo assim os provedores continuam "bloqueando" as portas padrões usadas por esses tipos de programa, portanto mude a porta de uso do programa para algum número de 49152 até 65535.

Problemas a respeito de material protegido por direito autoral

Uma coisa que ameaça a rede é o fato dela estar repleta de material protegido por direitos autorais. Baixar filmes, jogos, programas, ou qualquer outra coisa sem o consentimento dos autores é violar os direitos autorais e isso constitui crime em quase todos os países, incluído Brasil e Portugal.

A lei ainda é confusa, pois não diz muito bem o que fazer em relação ao uso pessoal, de qualquer maneira, se você não quer ter visitas da polícia em sua casa, use a rede BitTorrent apenas para baixar arquivos que você tem total certeza que não violem as leis de copyright.

Nenhum comentário:

Postar um comentário