sexta-feira, 2 de abril de 2010

Páscoa de chocolate!



Páscoa, carnaval e natal pra mim estão no mesmo nível, o mais baixo possível! Feriados inúteis!

Para um país que se dis tão religioso e conservador, me surpreende ver que em épocas como a da Páscoa e do Natal a única coisa que vem na cabeça das pessoas é apenas comprar, comprar, comprar, sejam ovos, presnete ou qualquer outra coisa. Me surpreendo entre aspas, pois não ligo muito para feriados religiosos!

Uma breve história da Páscoa

A Páscoa é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.

A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário.

A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nos Evangelhos e é considerada, geralmente, um “sêder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos ativermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pessach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade.

Os termos "Easter" e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pessach (Páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Eostremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o Venerável Beda, historiador inglês do século VII.

Tradições pagãs na Páscoa

Na Páscoa, é comum a prática de pintar-se ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas. Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substítuidos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia. Antes, este costume é uma alusão a antigos rituais pagãos. Eostre ou Ostera é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. A lebre (e não um coelho) era seu símbolo. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada (claro que a versão “coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?” é bem mais comercialmente interessante do que “Lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte para mim?”, que é a versão original desta rima. A lebre de Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade. De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa (Easter, em inglês e Ostern em alemão), que foi absorvida e misturada pelas comemorações judaico-cristãs. Os antigos povos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março. Eostre ou Ostera (no alemão mais antigo) significa “a Deusa da Aurora” (ou novamente, o planeta Vênus). É uma Deusa anglo-saxã, teutônica, da Primavera, da Ressurreição e do Renascimento. Ela deu nome ao Sabbat Pagão, que celebra o renascimento chamado de Ostara.

Coelho bota ovo?

O coelho era símbolo de fertilidade no antigo Egito. Como esse animal se reproduz rapidamente e gera muitos filhotes, representa a fecundidade e a reprodução constante da vida e também a Igreja, que também pode ter novos discípulos sempre. Uma lenda conta que uma mulher pobre pintou ovos e colocou-os escondidos num ninho para presentear os filhos num domingo de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um coelho passou e elas acreditaram que o animal trouxera o presente. O coelho como símbolo da Páscoa chegou ao Brasil pelos imigrantes alemães, entre 1913 e 1920. Na nossa tradição, o coelho esconde os ovos coloridos em ninhos para que as crianças possam procurá-los como presentes de Páscoa.



Mesmo assim, Uma Feliz Páscoa para todos, e muitos muitos ovinhos de chocolate! =D

Arquivos Torrent

Até pouco tempo não sabia como baixar arquivos em Torrent, loser eu sei! Mais agora que aprendi me surpreendo com a facilidade que é baixar esses arquivos. Com esta postagem espero ajudar a galera que curte downloads a baixar arquivos de grande porte com maior facilidade.

1. Baixe um programa cliente da rede BitTorrent

Primeiramente, você precisará de um programa que possibilitará que você abra os arquivos .torrent que você baixou e, assim, possa começar a baixá-los. Eu recomendo o uso do uTorrent por diversos fatores, entre eles o fato de ser bem completo, pesar apenas 170 kb e não precisar ser instalado no seu computador, é só baixar e usar. E também o Bitlord, que é necessário a instalação, mais é um bom também é um bom programa para esse tipo de arquivo.

2. Baixe o arquivo .torrent do seu site de torrent preferido

Agora que você já tem o programa, basta achar um site onde você possa baixar tais arquivos, O IsoHunt talvez seja um dos maiores sites agregador de torrent existente hoje em dia. Outros muito famosos são o PirateBay e o Mininova, mas devido a uma série de processos envolvendo direitos autorais, boa parte do conteúdo foi removido de ambos os sites.

Você já conhece três bom site sobre o assunto e já tem o programa, agora é só procurar pelo o que quiser e baixar o arquivo torrent, depois abra-o no uTorrent (clicando no ícone da folhinha de papel com um "+"), escolha a pasta onde você quer salvar o arquivo (ou arquivos) baixados e pronto, espere baixar! No caso do BitLord você precisa estar com o programa aberto e fazer o download do arquivo Torrent, no caso do Firefox, clicando em "abrir com BitLord" o programa identifica automaticamente. se fizer download normal, basta salvar o arquivo Torrent e abri-lo mais tarde com o BitLord clicando em Arquivo - Open Torrent.

Dicas e sugestões para baixar o torrent mais rápido

Sempre baixe o arquivo com mais seeds e que você acredite ser o tamanho certo do que você deseja, assim você estará teoricamente reduzindo o risco de baixar um arquivo errado, corrompido ou com vírus, drasticamente. O Mininova, em seus resultados, dispõe de uma ferramenta interessante, ele reorganiza a busca deixando os arquivos com mais seeds nos primeiros resultados, para fazer isso, sempre que buscar algo, logo após clique em cima da palavra "seeds" na tabela e pronto, você verá os arquivos com mais seeds na frente, como mostra a imagem abaixo.

Clique na imagem para ver em tamanho maior.

Outra dica importante é mudar a porta de uso do uTorrent, isso porque as grandes empresas provedoras de internet costumam sofrer com essa rede, devido o grande tráfego que ela cria, por isso eles costumam bloquear ou até mesmo deixar tais tipos de transferências mais lentas. Esse método é bem conhecido pelos usuários avançados e é chamado de "Traffic Shaping".

Hoje em dia os programas já criptografam a informação para que eles não tenham como saber o que você está baixando e possa assim baixar com força total, mesmo assim os provedores continuam "bloqueando" as portas padrões usadas por esses tipos de programa, portanto mude a porta de uso do programa para algum número de 49152 até 65535.

Problemas a respeito de material protegido por direito autoral

Uma coisa que ameaça a rede é o fato dela estar repleta de material protegido por direitos autorais. Baixar filmes, jogos, programas, ou qualquer outra coisa sem o consentimento dos autores é violar os direitos autorais e isso constitui crime em quase todos os países, incluído Brasil e Portugal.

A lei ainda é confusa, pois não diz muito bem o que fazer em relação ao uso pessoal, de qualquer maneira, se você não quer ter visitas da polícia em sua casa, use a rede BitTorrent apenas para baixar arquivos que você tem total certeza que não violem as leis de copyright.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Tonari no TOTORO

Postagem especial para a musa do rock 3! ;D


Sinopse:

Década de 50. A tuberculose, um dos grandes males desse tempo, atinge a mãe de Mei e Satsuki - duas garotinhas - e esta é obrigada a passar boa parte de seu tempo internada no hospital em constante tratamento. As duas garotas junto com o seu pai, um professor universitário, mudam para a zona rural nos arredores da capital de Tokyo para ficarem mais próximas de sua mãe.

A situação da mulher no hospital passa a ficar crítica e, como conseqüência, a pequena Mei (a mais nova) resolve visitá-la por conta própria, porém descobre que a pessoa mais querida na sua vida havia desaparecido. Agora, somente Totoro pode solucionar esse enigma.

Em sua nova casa, Mei começa a explorar os arredores deste novo "mundo" cheio de árvores e animais silvestres. Em uma de suas explorações, a garotinha encontra uma estranha criatura, um Totoro. Seguindo o pequeno Totoro, Mei acaba por "cair", assim como a "Alice no País das Maravilhas", em um buraco dentro de uma gigantesca árvore. Lá dentro ela encontra algo mais incrível que a criatura anterior: um Totoro de proporções gigantescas! Mais tarde, Satsuki também encontra esses misteriosos seres, que acabam se juntando a ela e sua irmã para viver novas aventuras na procura da mãe destas.

Informações:

Título.............: Tonari no Totoro
Título alternativo.: Meu Vizinho Totoro
Áudio..............: MP3
Idioma.............: Japonês
Legenda............: Português
Tamanho............: 689MB
Duração............: 1hs e 26m
Resolução..........: 640x352

Download:
Todos os links pelo MegaUpload:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
 
Não costumo postar animês, mais essa é uma excessão! =D

Midgard

Midgard, é o nome do reino dos humanos na mitologia nórdica, correspondendo à Terra como então era conhecida. Midgard é o domínio da deusa Jord. No inglês médio, o nome se transformou em Middel-erde e resultou na Terra-média, conhecida modernamente.

O mundo de Midgard localiza-se no meio de Yggdrasil, cercado por um mundo de água ou oceano, cuja passagem é intransponível. O oceano é habitado pela enorme serpente marinha Jormungard, que circula todo o mar, formando um anel que impede a passagem de quaisquer seres ao agarrar sua própria cauda. O nome original do que hoje é chamado Midgard era conhecido como Mannheim(lar dos homens), mas os primeiros pesquisadores da mitologia confundiram a região como se fosse o castelo mais importante do local. Logo, Midgard, em algumas fontes antigas, era a mais imponente construção do mundo dos homens, Mannheim.

Midgard é representada como sendo um mundo intermédio entre Asgard e Niflheim (respectivamente o paraíso e inferno nórdicos). De acordo com a lenda, foi formada da carne e do sangue do gigante de gelo Ymir, a carne formando a terra; e o sangue, o oceano que a rodeia. Midgard será destruída na batalha de Ragnarok, a batalha final, que terá lugar na planície de Vigrid. Nessa batalha, Jormungard, a gigantesca serpente que habita o oceano, irá levantar-se e envenenará a terra e o mar, fazendo com que as águas se lancem contra a terra, que será submergida, destruindo praticamente toda a vida em Midgard.

A expressão Middel-erde, como Terra Média, foi usada por J. R. R. Tolkien em sua obra de ficção O Senhor dos Anéis, obra que se baseia muito na mitologia nórdica.

O nome middangeard ocorre diversas vezes no poema épico anglo-saxão Beowulf, utilizada na mesma conotação que a palavra Midgard em nórdico arcaico. O termo é equivalente no significado ao termo grego Oikoúmene, que é definido como o mundo conhecido e habitado. Stephen King usou também uma mutação do nome Midgard em seus trabalhos, nomeando o universo paralelo em sua série "A Torre Negra" como Mid-World, embora este ainda pudesse ser considerado somente o nome de um reino antigo.

Possíveis representações de Midgard:




Clique nas imagens para ver em tamanho maior.