terça-feira, 2 de março de 2010

Bob Marley


Vibrações Positivas

Em 6 de fevereiro Bob Marley completaria 65 anos de idade.
Em entrevista ao jornalista Fikisha Cumbo no ano de 1975, Bob Marley responde o seguinte ao ser questionado sobre o rumo da música: “Minha música vai continuar para sempre. Talvez eu seja um tolo em dizer isso, mas quando sei de fatos eu menciono os fatos, sabe? Minha música continua para sempre.” O jornalista ainda persiste e pergunta: “Por que diz isso?” e Bob responde aos risos: “Porque é assim que sinto.” Profeta, músico, poeta, revolucionário. O cantor jamaicano segue espalhando suas mensagens em forma de canções pelo mundo afora. Quem não conhece uma música de Bob Marley?
Robert Nesta Marley, nasceu em 6 de fevereiro de 1945, filho de Cedela Booker, uma garota negra de apenas 18 anos, e do capitão Norval Marley, do Regimento Britânico das Índias Oceânicas, um inglês branco de 50 anos de idade que, devido ás pressões da família na Inglaterra, pouco conheceu o filho, apesar de ajudá-lo financeiramente. Foi na província de St. Ann, norte da Jamaica, que Bob foi criado pelo avô, Omeriah, homem respeitadíssimo na pequena comunidade rural. Filho de escravos africanos vindo de Gana, hábil em mandigas (era um Obeah, feiticeiro), Omeriah passou para o neto o gosto pela magia. Aos seis anos, o menino já ganhava um troco na feira local fazendo adivinhações para donas de casa. O lado místico religioso, porém, só iria se intensificar na metade dos anos 60, quando Bob e sua mãe se mudaram para a capital Kingston e se fixaram na favela de Trenchtown, uma espécie de conjunto habitacional sem infraestrutura básica de urbanismo.

The Wailers

Por volta dos 16 anos Bob começou a trabalhar como soldador em uma oficina mecânica. Devido a um acidente, que feriu um de seus olhos, perdeu o emprego – fato que deve ter encarado como uma obra divina, já que o arremessou para o mundo da música. Ele, que já havia secretamente procurado um produtor de discos popular de Kingston e levado um não co resposta, persistiu e foi atrás de outro profissional chamado Leslie Kong, que na época estava trabalhando com sua grande descoberta, Jmmi Cliff.
Kong foi o primeiro a acreditar no potencial de Marley. Bob cantou Judge Not e Kong o levou direto para o estúdio. Ali, Bob marley montou a primeira versão dos Wailers ao lado de seu meio-irmão Bunny Livingstone e de Peter Tosh.

The Wailers, a banda do rei do reggae surgiu em 1964. Influenciada pelo Rhthm and Blues ( a soul music de Sam Cooke e Fast Domino). Sua formação clássica se cristalizou três anos depois, com Bob (guitarra, vocais), Peter Tosh (guitarra, vocais) e Bunny Livingstone (vocal, percussão). Tosh e Livingstone partiram em 1974. Em seu lugar entraram as I-Threes, trio vocal composto por Rita Marley, Márcia griffiths e Judy Mowatt.

Rastafári

Bob era adepto de uma filosofia popular Jamaicana nos anos 60, o rastafarismo, que interpreta, à sua própria maneira, episódio da Bíblia e velhas tradições africanas, baseada nas pregações do pastor jamaicano Marcus Garvey (1887 – 1940) no início do século. Os rastas renegam a sociedade capitalista ocidental (chamada Babilônia) e sonham com a volta à África, su a terra prometida. Vegetarianos e abstêmios, eles cultivam as longas tranças no cabelo, os dreadlocks, que hoje já viraram moda, e fumam maconha, erva que segundo eles é sagrada. Bob promovia em seus shows verdadeiros concertos que celebravam direto a gritos xamanísticos de “Jah” ( o tratamento rasta para Deus) e convites para as tão citadas e cantadas vibrações positivas. “Não me veja como jamaicano. Eu me vejo com uma rastafári. A Jamaica é a Jamaica... Eu sou rastafári!”, disse em 1973.

O Fim

Bob faleceu precocemente em 11 de maio de 1981, vítima de um quadro irreversível: câncer nos pulmões, fígado e cérebro. Velado no National Stadium, em Kingston, foi visitado por milhares de seguidores. Seus mais fiéis companheiros estavam presentes: uma guitarra modelo Lês Paul Special, um vaso com a erva sagrada e palavras escolhidas a dedo no Livro Sagrado: “O senhor é meu pastor e nada me faltará.”

Em contradição a toda a filosofia e estilo de vida pregada por Bob, atualmente sua família possui um resort de luxo. Sua viúva Rita Marley, que foi parte das integrantes dos Wailers, e seus filhos adquiriram uma mansão em uma das mais paradisíacas praias das Bahamas, o Marley Resort, que faz sucesso unindo hotel de luxo com spa esotérico e tarifas que chegam a US$ 995 a diária. O hotel à beira-mar tem apenas 16 suítes com decoração personalizada e batizada com o nome de músicas do rei do reggae. Após 29 anos, Bob e sua família ainda colhem o fruto do sucesso, mas de uma maneira diferente de como ele profetizou em 1975, pois, como diz um fã de Bob, “Marley foi um profeta que difundiu através da arte e do belo o respeito, o amor, a união e confrontou o capitalismo selvagem e o imperialismo.”


Aumente o Som

Uma lista de músicas de Bob Marley & The Wailers que todos os apreciadores devem ouvir.
Concrete Jungle – Catcha Fire (1973)
Stir it Up – Catcha Fire (1973)
Get up, satnd up – Burnin’ (1973)
I Shot the Sheriff – Burnin’ (1973)
Lively Up Yourself – Natty Dread (1974)
No Woman no Cry – Natty Dread (1974)
Roots, Rock, Reggae – Rastaman Vibration (1976)
Jamming – Exodus (1977)
Three Little Birds – Exodus (1977)
Is This Love – Kaya (1978)
Redemption Song – Uprising (1980)
Could You Be Loved – Uprising (1980)
Buffalo Soldier – Confrotantion [album póstumo] (1983)
Iron, Lion, Zion – Songs of Freedom – Box Set [álbum postumo] (1992)

Download

Catcha Fire (1973):
4Shared

Burnin’ (1973):
4Shared

Natty Dread (1974):
4Shared

Rastaman Vibration (1976):
4Shared

Exodus (1977):
4Shared

Kaya (1978):
4Shared

Uprising (1980):
4Shared

Songs of Freedom – Box Set(1992):
Parte 1 (4Shared)
Parte 2 (4Shared)
Parte 3 (4Shared)

3 comentários:

  1. Get up, stand up – Burnin’ (1973)é a musica de bob marley q mais gosto, então, adorei saber sobre a vida dele neste relato aqui Aldo ,veja so nem sabia q o pai dele era branco e q não conviveu com o filho,o preconceito umdia vai acabar será?

    ResponderExcluir
  2. O cara conseguiu com sua música mostrar para o mundo um país que antes era desconhecido para muitos! Bob era um cara foda... porque os melhores morrem cedo? =/

    ResponderExcluir
  3. BOB MARLEY!
    Rei dos REIS Senhores Dos Senhores
    JAH RASTAFARI...
    Fumano e Tragano Da Sagacidade!
    ele e o rei"(DEUS).
    4:20.

    ResponderExcluir