sábado, 6 de março de 2010

Mr. Big

Pat Torpey, Billy Sheman, Eric Martin e Paul Gilbert

Um Pouco da História
O Mr. Big é uma banda da Hard Rock Norte-Americana formada em 1989.
Em 1989 começou com os músicos Paul Gilbert (guitarra), Billy Sheehan (baixo), Eric Martin (vocal) e Pat Torpey (bateria). Todos os membros já eram extremamente habilidosos quando começaram, Erci Martin cantava desde os 10 anos de idade, e, mais tarde, fora líder da Eric Martin Band. Paul Gilbert já tocava guitarra desde os 9 anos, e já havia tocado com as bandas Racer X. Billy Sheman já liderara o Talas, tocara na UFO e na banda solo do vocalista David Lee Roth. Já Pat Torpey já havia tocado com Robert Plant, John Parr e Belinda Carlisle.
O resultado desta união veio rápido, no mesmo ano eles lançaram o álbum auto-intitulado lançado pela Atlantic Records. Logo as músicas "Big Love" e "Addicted to That Rush" estouraram nas rádios.
No ano seguinte a banda saiu em turnê e logo em seguida já haviam começado a gravar o próximo álbum, “Lean Into It”. As músicas “Lucky This Time”, “Green-Tinted Sixties Mind” e “To Be With You” geraram grande repercusão e sucesso com o público. “To Be With You” chegou ao topo das paradas em 1991. Dois anos depois, após o sucesso do “Lean Into It”, chegava as lojas o terceiro álbum da banda. Fizeram uma turnê mundial e derão uma passadinha pelo Brasil tocando no festival M2000 Summer Concerts, onde fizeram um show para mais de 100 mil pessoas. Junto com as bandas Helmet, Rollins Band e os brasileiros do Dr. Sin e Raimundos. Este show foi considerado por Paul Gilbert como o mais importante de sua carreira.
Em 1996 é lançado o quarto álbum, “Hey Man”, que não obteve o mesmo sucesso que os anteriores. Paul e Billy começaram a se dedicar a outros projetos. Paul lançou o primeiro disco solo, “King of Clubs”. Já Billy, junto com o tecladista John Novello e o baterista Dennis Chambers, criou outra banda, a Niacin, que misturava ritmos de Jazz e Rock. A turnê do disco solo de Paul fez com que ele saísse da banda logo depois.
O grupo enfrentava conflitos internos desde o ínicio, mais soube administrá-los para que nada atrapalhasse o trabalho. Até que decidiram tirar uma folga. Já em 1999 se reuniram novamente. Como continuvama sem guitairrista chamaram o amigo Richie Kotzen, ex-Poison. Com a nova formação, o grupo entrou em estúdio novamewnte e lançam o disco “Get Over It”, que não obteve um bom retorno dos fãs.
Em 2000 Billy resolve lançar um segundo disco com a sua banda Niacin, intitulado "Deep".
No ano seguinte o Mr. Big começar a gravar o 6º álbum da carreira, o “Actual Size”, mais os conflitos pioraram. O disco foi lançado no Japão, o que não evitou os problemas, havia discordância sobre o disco, o som, a turnê, entre muitos outros assuntos, a solução do grupo foi despedir Billy.
Assim que o produtor da turnê no Japão ficou sabendo da decisão do grupo, cancelou os shows. Uma nova reunião foi marcada e Billy concordou em tocar nos shows, mas não voltaria ao grupo se grandes mudanças não fossem feitas. Eles decidiram, então, que, após a turnê, a banda acabaria.
O último show em Tóquio foi registrado e lançado em CD e DVD: “Mr. Big in Japan”. Em 2003 ainda saiu um álbum tributo, “Influences and Connections”, em que os integrantes e músicos que influenciaram ou foram influenciados pelo grupo gravaram algumas das canções que marcaram a carreira do Mr. Big. O único a não participou do álbum foi Paul Gilbert.
Em 2009 a formação original do Mr. Big celebrou o vigésimo aniversário do lançamento do seu primeiro álbum através de uma reunião para uma turnê no Japão. Eric Martin, Billy Sheehan, Paul Gilbert e Pat Torpey confirmaram seus planos de reunião com o DJ Koh Sakai do programa japonês de rádio "Heavy Metal Syndicate". Gilbert disse em uma mensagem pré-gravada: "Mr. Big está junto de volta, todos membros originais, e iremos ao Japão tocar ao vivo. Então, venha conferir e detonar conosco".

Discografia

Álbuns de Estúdio
* Mr. Big (1989)
* Lean Into It (1991)
* Bump Ahead (1993)
* Hey Man (1996)
* Get Over It (2000)
* Actual Size (2001)

Álbuns Ao Vivo
* Raw Like Sushi (1990)
* Mr. Big Live (Live in San Francisco) (1992)
* Raw Like Sushi II (1992)
* Japandemonium: Raw Like Sushi 3 (1994)
* Channel V At The Hard Rock Live (1996)
* Live At Budokan (1997)
* In Japan (2002)

Coletâneas
* Big Bigger Biggest: Greatest Hits (1996)
* Deep Cuts (2000)
* Greatest Hits (2004)
* Next Time Around: Best of Mr. Big (2009)





Download

Mr. Big (1989):
4Shared

Lean Into It (1991)
4Shared

Bump Ahead (1993):
4Shared

Hey Man (1996):
4Shared

Big Bigger Biggest: Greatest Hits (1996):
MediaFire

Get Over It (2000):
4Shared

Deep Cuts (2000):
4Shared

Actual Size (2001):
4Shared

In Japan (2002):
4Shared

Next Time Around: Best of Mr. Big (2009):
RapidShare

links by Combe do Iommi

Um comentário: