sexta-feira, 12 de março de 2010

A Grande Vaia

Praça do Ferreira - Fortaleza/CE

Início dos anos 1940. O ceará vivia uma das mais duras secas da sua história. Mas, em 30 de janeiro de 1942, houve quem chorou ao abrir a janela. O céu de Fortaleza estava completamente coberto por nuvens negras. A população saiu ás ruas para comemorar as primeiras gotas, que logo se transformaram num belo temporal.
A chuva, porém, começou a cessar. Quando os primeiros raios de sol apareceram entre as nuvens, um cidadão que estava na praça do Ferreira, no centro da cidade, não hesitou: voltou-se para o astro rei, pôs as mãos em torno da boca e começou a vaiar. A atitude contagiou dezenas de pessoas ao redor, que prontamente soltaram uma tremenda vaia contra o Sol. Um repórter que estava no local registrou o acontecimento e a “derrota” do povo. “Mas afinal o velho Rei das alturas venceu, botando todo o corpo vermelho para fora das nuvens e dispersando os vaiadores”.
Em janeiro de 2009, em homenagem ao episódio que ficou conhecido como A Grande Vaia, o gesto se repetiu na praça do Ferreira. De acordo com a Prefeitura daqui para frente, todo dia 30 de janeiro o Sol não terá mais paz na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário