quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Guns 'N' Roses e a lenda “Chinese Democracy”


1994 – Sucesso desde 1987, o Guns ‘N’ Roses começa a trabalhar em seu novo álbum. A meta é lançá-lo em 1995, Axl Rose, cantor e dono do grupo, já troca um dos guitarristas logo de cara.

Enquanto isso: A internet engatinha nos EUA.
Telefones celulares são tijolões que funcionam precariamente.
George Lucas começa a escrever os roteiros da segunda trilogia Guerra nas Estrelas. (Os filmes ficam prontos em 1999, 2002 e 2005. Juntos, arrecadam 2,4 bilhões de dólares nos cinemas).

1995 – Trabalho estagnado. O guitarrista Slash, tão símbolo da banda quanto Axl Rose, acha tempo para gravar e lançar um disco solo. Seus músicos acompanhantes: O baterista dos Guns e o guitarrista que Axl demitiu no ano anterior.

Enquanto isso: Pesquisadores alemães definem o futuro do MP3 após quatro anos de estudos.
Banda Foo Fighters lança primeiro álbum, gravado em uma semana com Dave Grohl tocando todos os instrumentos.

1996 – Axl Rose foge do rock pauleira e esboça músicas com som eletrônico-industrial, Slash reclama e é expulso da banda.

Enquanto isso: Começam as filmagens de Titanic, que duram seis meses. O filme estréia no final de 1997 e alcança a maior bilheteria da história: 1,8 bilhões de dólares.

1997 - Mais um demitido: Matt Sorum, o baterista que ajudou no disco solo de Slash. Para tentar apressar os trabalhos, um executivo da gravadora envia um CD’s para Axl Rose escolher um novo produtor. Contrariado, Axl esmaga os CD’s passando com seu carro por cima deles.

Enquanto isso: O diretor Peter Jackson adquire os direitos para filmar a trilogia O Senhor dos Anéis. Os filmes ficam prontos em 2001, 2002 e 2003, rendendo juntos 2,92 bilhões de dólares após seis anos de trabalho duro.

1998 – Axl troca o baixista e o produtor. Banda grava cerca de 60 músicas e esboços. O astro do basquete Shaquille O’Neal visita o estúdio e canta sobre um instrumental do Guns – A faixa vai pro arquivo morto. A gravadora põe um prazo: Março de 1999

Enquanto isso: O site de busca Google entra no ar na Internet, após dois anos de desenvolvimento por dois alunos da Universidade de Stanton, Califórnia.

1999 – Música inédita Oh My God entra na trilha sonora do filme O Fim dos Dias, Brian May, do Queen, grava o solo da guitarra para uma das dezenas de composições inacabadas. No fim do ano, Axl antecipa 12músicas para a revista Rolling Stone e anuncia que Chinese Democracy sairá no meio de 2000.

Enquanto isso: Matrix estréia, após dois anos de produção. Obtém bilheteria mundial de 460 milhões de dólares. Duas sequências viriam em 2003. Tempo total de produção da trilogia: 6 anos.

2000 – Axl e um produtor que assumiu o trabalho em 1999 trocam de estúdio e decidem regravar quase tudo que já estava pronto. Pequenos trechos de música levam até oito horas para serem refeitos.
Mais um guitarrista e mais um baterista são substituídos.
No fim de dezembro, em Las Vegas, o Guns faz seu primeiro shows desde 1993.

Enquanto isso: Começa a produção de Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeiro filme com o personagem literário da escritora inglesa J.K Rowling. O filme fica pronto dez meses depois e rende 976 milhões de dólares. Outros três filmes viriam nos cinco anos seguintes.

2001 – Banda toca no Rock in Rio em janeiro e canta músicas novas. Turnê pela Europa marcada para maio é adiada para dezembro e finalmente cancelada.
Novo guitarrista Buckethead diz que se sente mais inspirado num galinheiro – e Axl manda montar um galinheiro dentro do estúdio.

Enquanto isso: Herbert Viana sofre acidente de ultraleve, entra em coma e fica paraplégico.
Recupera-se com enorme força de vontade e, em 2002, já está cantando, tocando guitarra e compondo com os Paralamas do Sucesso. O CD Longo Caminho, só com músicas novas, chega ás lojas um ano e meio após o desastre.

2002 – Produtor que resistiu três anos joga a toalha. Axl assume a função e decide regravar tudo o que já foi gravado e regravado. Em novembro, o cantor dá piti no meio de uma turnê pelos EUA e cancela 16 shows.

Enquanto isso: Estréia no Brasil Cidade de Deus, após menos de dois anos de trabalho e custo de 3,3 milhões de dólares.
Em 2003, o filme faz sucesso no exterior. Obtém bilheteria de 27 milhões de dólares e é indicado a quatro Oscar.

2003 – Músicas ficam paradas por meses esperando Axl Rose ir ao estúdio para gravar vocais.
Em setembro, mais uma músicas vaza em um programa de rádio. Chinese Democracy é prometido para o fim de 2003.

Enquanto isso: ...

2004 – Gravadora perde a paciência, manda recolher o equipamento que pagava, cancela o aluguel do estúdio e determina que Axl Rose terá de botar a mão no próprio bolso para qualquer trabalho adicional em Chinese Democracy.
Buckehead, o guitarrista que só se sentia a vontade num galinheiro, deixa banda. Mais uma turnê cancelada.

Enquanto isso: Dupla Punk Green Day lança álbum American Idiot, um na depois deter de recomeçar o trabalho do zero após as fitas de 20 músicas já prontas terem sido roubadas. O Cd vende 22 milhões de cópias.

2005 – Jornal The New York Times estima que 13 milhões de dólares já foram consumidos na produção de Chinese Democracy, banda tem 32 músicas feitas para escolher 13 para o cd.

Enquanto isso: Site de vídeos YouTube é fundado em fevereiro, passa por desenvolvimento e estréia oficialmente em novembro.

2006 – Quatro músicas vazam na Internet. Em junho, Axl é preso na Suécia por morder a perna de um segurança.
Álbum é prometido para novembro de 2006.
Banda cancela sete shows.

Enquanto isso: Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, viaja pelo espaço. Seu treinamento específico começou na NASA em 1998. Portanto, durou oito anos.

2007 – Ano começa com firme promessa de Axl Rose de que Chinese Democracy chegará ás lojas em 6 de março de 2007.

Enquanto isso: É lançado o iPhone, quatro anos depois de um vago ponto de partida para o desenvolvimento do celular do futuro.

2008 - Finalmente é lançado o tão esperado álbum, em 23 de novembro
Reação: Em 24 de novembro de 2008, horas após faixas do disco vazarem na Internet, o jornal chinês Global Times, impresso em inglês e publicado pelo Partido Comunista da China, estampou notícia criticando o disco e seu nome, que considera um ataque às instituições da nação, e o chama de 'maligno' e um 'plano para desestabilizar as instituições chinesas'.



Download Chinese Democracy:
Download Parte 1
Download Parte 2
links by Combe do Iommi

Nenhum comentário:

Postar um comentário