sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Grandes Festivais


Um festival é feito de uma seleção de atrações musicais e de um público ansioso para ver seus ídolos executaram as melhores performances ou disposto a conhecer músicas novas. O mais famoso da história foi Woodstock, no fim dos anos 60, marco da contracultura e auge do movimento hippie. O Brasil já teve momentos de grandiosidade com Rock in Rio nos anos 80, na época em que as estrelas mundiais não costumavam passar por essas terras. Hoje todos os estilos são agraciados com eventos que trazem aos palcos desde as bandas mais comerciais até as mais obscuras. Quem ganha é o público que, de tempos em tempos, pode assistir ao vivo a sua banda predileta.
Desde o dia 15 de agosto de 1969 o mundo não foi mais o mesmo, pelo menos para quem gosta de música. Foram três dias da mais genuína loucura em uma fazenda em Nova York que foi projetada para abrigar 50 mil pessoas, mas na qual compareceram mais de 400 mil aficionados por rock e festa. Eles assistiram a shows de nomes que hoje são lendas, como The Who, Jefferson Airplane, Jimmi Hendrix, Janis Joplin, Joe Cocker, Bob Dylan, entre outros.
No Brasil, o maior festival de todos os foi o Rock in Rio, que teve sua primeira edição entre os dias 11 e 20 de janeiro de 1985, em um local montado especificamente para ele, a Cidade do Rock, posteriormente destruída. Além das inúmeras atrações brasileiras, como Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Paralamas do Sucesso, Blitz e Rita Lee, o Rock in Rio trouxe Iron Maiden, Queen, James Tylor, Rod Stewart, Scorpions, AC/Dc, The B-52’s e Yes, só para citar alguns, e colocou o país no mapa das turnês internacionais. O sucesso motivou o empresário Roberto Medina, responsável pelo evento, a repetir a dose em 1991 e 2001, anos do Rock in Rio II e III respectivamente. Depois disso, ele resolveu fazer o Rock in Rio-Lisboa, modificando completamente a proposta inicil. Posteriormente outros festivais começaram a aparecer.

Os 5 mais do Rock in Rio 1985

•Legal Tender – The B-52’s
•Rock YouLike a Hurricane – Scorpions
•Love of My Life – Queen
•Jail Break – AC/DC
•Você não Soube me Amar – Blitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário