quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A História da Tatuagem



Poucas manifestações mudaram tanto de significado quanto a tatuagem. De acordo com o local e o contexto em que se encontrava, foi símbolo de coragem, rebeldia, espiritualidades, status, marginalidade e sensualidade. Os romanos e os japoneses marcavam com uma os criminosos; na Idade Média foi considerada coisa de demônio, junto com qualquer cicatriz, má formação ou desenho na pele; em certas tribos asiáticas a tatuagem distinguia classes sociais, em especial mulheres casadas; na Nova Zelândia realçava a coragem e o valor dos guerreiros, que a faziam no rosto, e entre os mexicanos e peruanos era um ritual místico.

Se pensarmos bem, até hoje as tatuagens podem adquirir uma ou todas essas conotações e talvez seja este o segredo do seu fascínio. A palavra tattoo remonta o diário do navegador inglês James Cook, que em meados do século 18 percorria o mundo em nome da marinha britânica. Naquela época era comum aos marinheiros encontrar nativos com os corpos cobertos por desenhos em lugares longínquos. Uma dessas localidades exóticas aos olhos do Velho Mundo era o Taiti, país visitado por Cook

Na ilha polinésia o navegador teve contato com a palavra tatau, utilizada pelos locais para identificar as imagens desenhadas em seus corpos. Tratava-se da onomatopéia do som produzido pelo instrumento que perfurava a pele (tat) e da exclamação de dor da pessoa tatuada (au). No Diário de Cook, tatau virou tattoo, nome que foi difundido com a circulação dos marinheiros ingleses pelos cinco continentes.

3 comentários:

  1. Sempre tinha vontade de fazer umas tatoos loucas,mas meu pai não permitia, qdo completei maioridade fechei o cú, fikei com medinho, mesmo assim fiz uma floral nas costas e um escorpiãozinho na virilha,acho bonito desde q não exagerem.
    parabens pelos posts!

    bjo =***

    ResponderExcluir
  2. O floral eu vi! Mais o escorpião eu ainda num vi! =/

    ResponderExcluir
  3. ahuhauahuahuahau! o escorpiaõ ainda não vi!

    ta vou tirar uma foto com as pernas abertas pra te mostrar meu escorpião!! senta lá Aldenho!!

    mlk locke de dorgas manow!

    tiamoooooooooo!

    ResponderExcluir